Apesar de ser muito popular na Alemanha, a cerveja teve origem em outra região. Sua primeira aparição foi na Suméria, território onde está localizado o Iraque atualmente.
Acredita-se que durante a colheita, alguns grãos foram deixados em pequenos vasos durante o período de chuvas, a umidade fez com que esses grãos entrassem em processo de fermentação dando origem a uma bebida amarga. Não se sabe ao certo quais grãos eram esses, já que qualquer alimento que possua amido em sua composição pode ser fermentado.
Atualmente é comum encontrarmos cervejas que possuem mel ou frutas em sua composição acrescentando diferentes sabores, porém a ideia de aromatizar a bebida surgiu na Idade Média por volta do século VI. Os monges produziam a cerveja dentro dos mosteiros e acrescentavam ervas como louro, sálvia e gengibre.
Com o passar do tempo os métodos de produção da cerveja foram se aprimorando e descobriu-se que a cevada era o grão que produzia uma bebida mais saborosa, apesar que outros tipos, como o trigo, também serem muito utilizados. O lúpulo foi acrescentado à receita e a partir daí a mistura se consagrou.
Desde então a cerveja vem ganhando mais apreciadores a cada dia, isso se deve pelo fato de estar em constante inovação. Acredita-se que existam mais de vinte mil marcas de cerveja no mundo com diversas classificações ao que se referem ao sabor, cor e textura.
De forma resumida, essas classificações podem ser separadas basicamente em 4 grupos que veremos a seguir:
Lager
São as mais conhecidas, e consumidas, no Brasil. Apresentam baixa graduação alcoólica, entre 4% e 5%, e são menos fermentadas. Teve origem na República Tcheca.
Ale
Estas cervejas de alta fermentação eram o único tipo que existente até o século XIX. Tem o sabor mais doce e textura mais encorpada.
Lambic
Por ser feita a partir do trigo é mais rara. Sua fermentação se dá de forma espontânea por agentes naturais encontrados no ar.
Sem álcool
É produzida essencialmente pela interrupção da fermentação, porém há outras formas de produção como mudança na temperatura e filtros especiais. De qualquer forma, é comum apresentar até 0,5% de álcool.
Gostou? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos!
Acompanhe nossas redes sociais, lá você poderá encontrar novidades e curiosidades muito legais para o dia-a-dia.